segunda-feira, 6 de novembro de 2017

[Podcast] Pensando RPG #127 - Como organizar suas aventuras? E como tornar o tempo de descanso (downtime) interessante!


Bom dia, RPGistas!! Segue mais um de nossos episódio de Perguntas & Respostas. Achei que esse seria mais curtinho, mas estava enganado, hahaha. Enfim, segue a sinopse:

Neste episódio, falo dos comentários dos ouvintes sobre animes de RPG, fluxo de narrativa, para depois entrar nas perguntas. Nelas, falo sobre usar ou não charadas em RPG, sobre como organizar melhor as aventuras (de modo a deixar o mundo mais vivo) e ainda dou uma dica bem legal de como gerar eventos de tempo de descanso com mais sabor!

Duração: 58m38s
Baixar diretamente - Clique Aqui
Confira o podcast no Itunes - Assine Aqui
Podcast Addict? Procure "Pensando RPG"
RSS Feed do Podcast

BAIXE AGORA O APP DO SITE

Falado no Podcast




Dicas de Animes de RPG

- Log Horizon
- Magi: The Labirynth of Magic
- Ancient Magus Bride (Mahotsukai no Yome) 

Confira e Participe




powered by TinyLetter

4 comentários:

  1. Fala Leo! Escuto o Podcast há algum tempo e mesmo eu sendo um mestre de Vampiro os conteúdos estão me ajudando demais, mesmo as ideias, que preciso dar uma modificada pra se adequar ao cenário e personagens, tem ajudado muito.
    Quero deixar aqui mais duas indicações de animes que se aproximam bastante do RPG de D&D e que podem ser uteis para ideias, além de pedir sua opinião sobre uma coisa que gosto bastante de fazer em meus jogos. Os animes são Chain Chronicle e Grand Blue Fantasy.
    Chain Chronicle desses dois é o que mais se aproxima do mundo de D&D (e pode até ser que tenha saído da campanha de alguém e eu não saiba) e contém 12 episódios que foram cortes feitos de 3 filmes. Na história há o clássico imperador do mal que controla as forças das trevas com o objetivo de dominar o mundo, algo que eu acho bastante interessante da história é que logo no primeiro episódio você é jogado no que seria a batalha final unindo forças de diversos reinos contra o vilão, mas ao contrário do que se espera os heróis PERDEM e são forçados a bater em retirada e a partir dai começa a história. Ao longo da história são bem visíveis as classes e instituições de D&D. Podemos identificar os Paladinos, Guerreiros, Ladinos, Rangers, Magos, Bruxos e até uma Barda que sabe cantar na língua dos deuses que eu acho o personagem mais interessante do anime. Também temos as guildas de mercadores magos e tudo mais, é bem interessante e acho que vale o tempo.
    Grand Blue Fantasy foi um anime inspirado em um videogame (o videogame eu não recomendo) que trás um universo de D&D mais no futuro, com engenhocas voadoras, armas de fogo e coisas assim. O que eu acho mais interessante nessa história é que eles pegaram um pouquinho de inspiração nas mitologias de Tiamat e Bahamuth, mesmo que um pouco diferentes pra não rolar aquele processinho por plágio, com as devidas alterações acho que serviria de base pra uma fantástica campanha que tenham jogadores e personagens de níveis mais altos.
    Sobre o comentário que gostaria que fizesse, nos meus jogos de Vampiro gosto bastante de quebrar personagens e lugares importantes para os jogadores e personagens, para mexer mais com as emoções deles. Por exemplo a Anciã Toreador mais benevolente que sempre que é possível instrui e ajuda os jogadores e numa virada grande de eventos é presa e torturada por um Justicar que está com seu cargo ameaçado e procura crimes em todos para tentar se manter onde está. Isso também funcionaria e eu também faria com lugares caso a oportunidade surgisse.

    Por fim agradeço muito o que você faz pelo RPG no Brasil e gostaria de dizer que tenho MUITO material de Storyteller traduzido em PDF(Quase 3gb) e mesmo não sendo o foco do podcast, caso você queira poderia disponibilizar para a galera um link do Dropbox para quem se interessar baixar os arquivos. Um abraço e continue com o bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Apenas um adendo que me esqueci de colocar no comentário. Grand Blue Fantasy tem apenas uma temporada de 13 episódios.

    ResponderExcluir
  3. Baixe o UA para dar uma olhada e gostei bastante. A tabela de eventos aleatórios é uma tremenda sacada e pode render aventuras inteiras e inesperadas XD Queria saber se você recomenda outros materiais em que este tipo de tabela tenha boas ideias nos resultados.

    ResponderExcluir