terça-feira, 21 de novembro de 2017

[Podcast] Pensando RPG #133 - Como lidar com combates massivos e exércitos? Dicas de Sistema e de Narração!


Bom dia, RPGista!! Segue mais um podcast com a participação e o feedback da galera. Esse bem especial (e grande), pois tentei cobrir em detalhe algo que muitas pessoas vinham me pedindo, os combates massivos. Enfim, segue a sinopse:

Neste episódio, falo sobre como narrar grandes batalhas no D&D e sistemas similares, entrando nos detalhes de narração e também do sistema proposto pelo Unearthed Arcana. Trago ainda o feedback dos ouvintes, que falam da regra do "pega 10" e da diferença entre cavaleiros e samurais.

Duração: 1h27min40s
Baixar diretamente - Clique Aqui
Confira o podcast no Itunes - Assine Aqui
Podcast Addict? Procure "Pensando RPG"
RSS Feed do Podcast


BAIXE AGORA O APP DO SITE

Promoção da Amazon, Temporárias


- Pathfinder, Livro Básico 

Falado no Podcast


Confira e Participe





powered by TinyLetter

11 comentários:

  1. Só uma pequena correção, eu falei pra considerar os rounds como dez minutos e o Unearthed sugere 1 minutos apenas. Fiz confusão na hora de fazer a escala.

    ResponderExcluir
  2. pelo que me lembre na 3.5 no livro dos montros possui uma regra para enxame, que nao sei c poderia ser aplicado a esse caso do exercito

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Leonardo , tudo 20?
    Eu sou ouvinte a bastante tempo e já escutei todos os episódios e antes de tudo queria parabenizar você pelo trabalho FODA!
    Gostaria de contar aqui minha felicidade e experiência de ter encontrado um sistema que resolve todos os problemas e coisas que eu discordava em d&d.
    Como mestre eu sempre odiei os pontos de vida e mesmo sabendo que eles não medem a vitalidade e sim o cansaço/progressão de derrota não gostava disso, pra mim cada acerto deveria ferir o que acabava que em cada combate cada um saísse com dez flechadas e vinte cortes de laminas hehehe.
    Isso tudo se resolveu quando encontre o Savage Worlds, sistema da retropunk.Ele utiliza de um sistema de ferimentos onde se você tomar 4 ferimentos vc fica incapacitado. Então quando se acerta se fere mesmo e isso foi um nirvana para mim pois deixa o combate muito rápido e mortal, e incrivelmente mais divertido pois qualquer ataque pode matar vc ou o inimigo não importa o seu nível. Além disso o sistema é muito recompensador para o mestre pois com ele vc monta fichas de npc em literalmente 1 minuto.
    Outras coisas legais no sistema são iniciativa tirada por cartas de baralho(toca rodada tem uma nova ordem sem deixar o combate lento) e o sistema de explosão de dados que dita que quando vc rola o número mais alto do dado (6 no d6 , 8 no d8...) vc rerola o dado e soma! Assim uma adaga de um goblin pode te matar se ele rolar 4 por 5 vezes, o que num sistema de pv nunca ocorreria o que me incomodava profundamente.
    Savage sem dúvidas tem o melhor suporte de editoração no Brasil empatado alí com o OldDragon.O sistema já tem mais de dez livros publicados em português todos capa dura e coloridos. Como o sistema é genérico (assim como o GURPS que muitos adoram mas eu não consegui me adaptar) temos compendio de fantasia,sci fi, superpoderes, horror, além de cenários como Weird Wars 2 na segunda guerra mundial, Deadlands(Faroeste),Accursed e Inteface zero(cyberpunk), e agora Lankhmar em financiamento coletivo que bateu a meta em 1 dia!.Alem disso em inglês existe mais de 50 cenários publicados pela pinacle, cada um deve ter pelo menos mais de 50 páginas.
    Outros problemas que o Sw resolve : Regras de combate em massa e cercos, regras de perseguição de aviões carro e até apé pela floresta ou cidade, regras de combates rápidos, Experiência muito simples de ser distribuída e regras para tarefas dramáticas.
    Sei que esta parecendo papo de Fanboy (talvez seja) mas eu estou muito satisfeito com o sistema e queria compartilhar, já vendi meus livros de d&d e comprei minha coleção(e ainda sobrou dinheiro kkk).
    Espero que desperte a curiosidade de alguém, Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Você deveria ter colocado os links para todos os videos da serie do Shadiversity, o do minotauro é sensacional!

    ResponderExcluir
  5. Foi eu quem postou a playlist do Shadiversity.

    ResponderExcluir
  6. Essa narração dos elfos em formaão de "U" é a formação "Bull Horn" que foi usada pelos Zulus:
    https://blackmainstreet.net/wp-content/uploads/2016/06/bull-horn-formation-.jpg

    https://www.urbandictionary.com/define.php?term=Zulu%20Bull%20attack

    ResponderExcluir
  7. Esse vai pra lista dos melhores, hein. Eu particularmente ouvi sem prestar atenção aos números, que não daria pra acompanhar, preferi acompanhar seu raciocínio e como se daria esse jogo no micro e macrocosmo da batalha, ao mesmo tempo! Agora, a pergunta: as versões anteriores ja tinham algum sistema de combate em massa? Caso positivo, queria saber sua opinião sobre as diferenças com este.

    Um abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É. Deu um trabalho fudido, acho que o que mais deu. Mas considerei ele excelente também, pra lista dos melhores.

      Excluir
  8. Leonardo, muito obrigado por ler minha mensagem e dedicar quase que um podcast inteiro a ela! As dicas foram realmente úteis, principalmente a parte da narrativa que era onde eu tinha mais dúvidas. Vou aplicar na minha campanha e lhe mandar o feedback em breve!

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha usado as regras a um tempo atrás em uma sessão e as achei bem úteis. Só senti falta de algumas opções para a guerra e a parte da regras de moral muito Tudo ou Nada.

    ResponderExcluir