quarta-feira, 9 de agosto de 2017

[Podcast] Pensando RPG #080 - Os personagens dos jogadores devem ter fichas equilibradas? E quando devemos fazer duas fichas de personagens?


Bom dia, RPGista!! Segue aí mais um episódio de Perguntas & Resposta. E sempre agradeço demais pela participação da galera, que tem tornado o podcast pra lá de especial. Realmente, fica muito mais legal de produzir o conteúdo para vocês. Enfim, segue a sinopse:

Neste episódio, falo sobre como montar um clérigo da vingança, respondo se vale ou não fazer uma ficha extra em caso de dupla personalidade, possessão, etc, e ainda trato da questão do equilíbrio do grupo. Isto é, se as fichas de personagens devem ou não manter certo equilíbrio de força entre si.

Duração: 38m32s
Baixar diretamente - Clique Aqui
Confira o podcast no Itunes - Assine Aqui
Podcast Addict? Procure "Pensando RPG"
RSS Feed do Podcast

BAIXE AGORA O APP DO SITE

Falado no Podcast




Confira e Participe


6 comentários:

  1. Esplêndido podcast, esse tema das fichas me intrigava bastante. Eu acho que é interessante manter certo equilíbrio, mas pode haver uma variância de pontos.

    No sistema que eu tenho, o Tormenta, ele oferece o sistema de comprar, no qual cada um tem um total de pontos e gasta para comprar os status. Por exemplo: eu tenho 20 pontos e quero um 16, portanto eu gasto 10 pontos e compro o 16. Agora eu posso colocá-lo onde quiser.
    Essa é uma forma interessante que nâo depende de sorte que pode ser utilizada caso os jogadores não queiram arriscar discrepâncias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhum. Legal saber. Não jogo muito tormento então não conhecia.

      Excluir
    2. Nesse método o mínimo de cada status é 10, pois custa 0 pontos. Para ter muitos status com valor alto, > 16 por exemplo, deve-se comprar valores abaixo de 10, que custam ''negativo''. Assim você ganha pontos e pode comprar esses valores maiores.

      Utilizando o mesmo exemplo acima, eu gastei 10 com o 16, se quisesse um 17, que custasse 12 por exemplo, eu poderia comprar um 8, que vale -2, ganharia +2 e poderia comprar o 17.

      Excluir
  2. O conceito de múltiplas personalidades (dupla personalidade apenas é raro de acontecer) é muito interessante. Se baseando em distúrbios reais mesmo pode-se explicar a variação de atributos, até mesmo físicos. Há o caso de uma paciente que enxergava em algumas de suas personalidade e era cega em outras, e exames feitos revelavam que a área do cérebro responsável pela visão ficava "desligada" realmente nessas personalidades cegas. Logo os atributos em termos de regras poderiam variar pela capacidade do cérebro de interpretar suas limitações de personalidade para personalidade.

    O ótimo filme Fragmentado, embora um pouco fantasioso em certas partes, pode servir de base e exemplificação disso.

    Isso claro para uma explicação mais "real", em mundos fantásticos as explicações do porquê podem variar tanto quanto a imaginação permitir.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem interessante. Levo isso para o podcast de semana que vem. Valeu pela participação!!

      Excluir
  3. em termos de iniciar uma aventura, qual seria a melhor opção, perguntar pros seus player a classe e raça p fazer vc msm a back hisotry deles num undo seu ou vc apresentar o mundo e deixar eles fazerem as backhistories p dps dar o feed?

    ResponderExcluir