terça-feira, 25 de julho de 2017

[Podcast] Pensando RPG #073 - Como narrar jogos de habilidade e de azar? E é possível um falcão domar um Wyvern?


Bom dia, RPGista!! Como disse ontem, precisei abortar o podcast de Perguntas & Respostas ontem e colocar ele no ar hoje por estar doente. Amanhã sai o podcast sobre o Guerreiro. Enfim, expliquei ontem pelo Facebook e hoje no podcast. O que importa é que esta episódio está MUITO legal, graças a uma participação super boa e ativa de vocês! Segue a sinopse:

Neste episódio, falo sobre os comentários dos ouvintes, que trazem histórias e muito conteúdo sobre o que foi falado nos podcasts anteriores e depois respondo a algumas perguntas. Primeiro, falo sobre como se narrar jogos de azar ou de habilidade, com alguns exemplos concretos. Depois, falo sobre um sistema voltado para o tema naval e de pirataria. Por último, comento uma questão que deu o que falar no nosso grupo do facebook: um falcão pode domar um Wyvern? =D

Duração: 36m40s
Baixar diretamente - Clique Aqui
Confira o podcast no Itunes - Assine Aqui
Podcast Addict? Procure "Pensando RPG"
RSS Feed do Podcast

Falado no Podcast



*** O RPG Sétimo Mar não está disponível ainda no site da New Order, será possível comprá-lo apenas em inglês.

Confira e Participe




9 comentários:

  1. Não deve ter sido uma única vez em que eu o parabenizei pelo cast e tudo mais, mas acho sempre válido o lembrar como eu gosto do seu trabalho e o quanto agrega para minhas mesas e até para o meu livro :D
    Mas indo ao que interessa:
    Primeiramente obrigado pela sua opinião de o que fazer com a Taka (nome do Falcão domador de Wyverns hehe).
    Aproveitando toda essa discussão, gostaria de expor aqui minhas regras homemades para a 5°edit.
    Antes, eu gostaria de ressaltar sobre o que é a campanha que atualmente mestro, já que considero que as regras devem se adaptar às necessidades da aventura e, assim, justificar minhas alterações.
    Na história, os players receberam a missão de derrotar Siledurc, um dragão negro bruxo que ameaça marchar com um exército de undeads para destronar o rei. A questão é que Siledurc se instalou em uma fortaleza voadora envolta de um escudo mágico que só pode ser atravessado por criaturas de coração maligno ou criaturas q estejam sendo acompanhadas de algo com coração maligno. Sendo assim, os aventureiros devem caçar e domar montarias voadoras malignas suficientes para q todos possam voar para a fortaleza do vilão e salvar o reino.

    Tendo essa aventura, percebi q 2 coisas cujo o d&d Não se aprofunda em como fazer seriam muito frequentes: domar uma criatura do zero e batalhas aéreas. Sendo assim, resolvi criar regras para ambos:

    *para domar uma criatura, os aventureiros tentam se aproximar dela com cautela (a partir do momento q ela já não esteja os atacando) até que um consiga tocar nela sem perder a mão (passar no teste de adestrar animais). Depois, deve refazer o teste uma vez para cada coisa a mais q ele quiser fazer com seu novo amiguinho (subir nele, mante-lo calmo próximo aos outros...). Um detalhe bem bacana é que para ensinar comandos para a criatura, o aventureiro deve fazer o teste enquanto grita o comando. Isso faz com que o player tenha uma lista de coisas q ele conseguiu ensinar oara criatura e qual palavra faz ela fazer isso. Como você sugeriu, o companheiro animal do meu ranger vai auxiliar-lo nesses testes de comandos, sendo o bônus que ele vai receber igual a o teste de lidar com animais do Falcão menos 10 dividido po 2.

    *para batalhas aéreas resolvi transformar o tabuleiro em algo mais 3d, representando a altura da criatura representada por fichinhas de poker abaixo da miniatura da mesma. Cada ficha representa 3 metros e a cada 5 fichas, pode se troca por alguma de outra cor de ficha. Também fiz algumas ações de combate novas como mergulho para criaturas q voam por asas.

    Espero ter acrescentado ao podcast e me desculpe por mais um comentário gigantescos. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu muito a participação. Depois vou ler com calma e certamente levo pro podcast da semana que vem!

      Excluir
  2. pega um clerigo ou druida q da buff em algum dos animais, so p ganhar msm :v

    ResponderExcluir
  3. o que poderia ser feito para criar novos dominios divinos sem sair muito da tematica do D&D ou sem ficar tao broken?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza. Vou dar uma pesquisada nisso aí pra você e trago semana que vem!

      Excluir
  4. Como lhe envio perguntas? É pelos comentários?

    ResponderExcluir
  5. Olá Leonardo! Aqui é o Armindo de novo! Fiquei muito contente de ter "participado" do podcast que, para variar, ficou ótimo haha.

    Dessa vez tenho uma pergunta, quais seriam suas sugestões para construir/montar puzzels e/ou enigmas e atividades intelectuais para cavernas mágicas, masmorras ou fortalezas? Tens alguma recomendação de algo?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ver se falo sobre sim. E tem um PDF aqui, que já fiz, que não sei se viu, mas que tem vários desses truques e testes.

      A Torre do Mago, segue o link abaixo
      http://www.pensandoded.com.br/2016/09/pdf-com-armadilhas-e-desafios-torre-do.html

      Excluir