segunda-feira, 19 de junho de 2017

[Crônica] Como entrar "de cabeça" na interpretação dos seus personagens

Laura Smiderle - é uma colaboradora do Pensando Dungeons & Dragons, jogadora do Canal GoRPG, parceiro do site, que traz episódios muito legais de RPG gravados presencialmente. Famosa por suas caracterizações no programa, ela ainda estuda academicamente os efeitos positivos do RPG na criatividade, no aprendizado e na educação.

Vai lá, me fala que você nunca brincou de faz de conta, que nunca foi príncipe/princesa, bruxo (a), rei/rainha, domador (a) de animais, ou seja lá o que mais sua imaginação criou. Se já fez isso e, se essa inclinação para a fantasia ainda vive dentro de você, recomendo continuar a ler esse texto.


Jogar RPG é bom, mas imergir no jogo é muito, muito bom.  Imergir? Sim, entrar de cabeça, sem medo de ser feliz. Entender que nessa realidade nova que experimentamos somos mais do que nós mesmos e, se possível, até deixamos nós mesmos para trás para evitar o metagame!

Imergir... Como? De cabeça, literalmente. Coloca uma maquiagem, ou um chapéu de bruxo, ou um capacete, ou uma bandana, ou até enrole um casaco na cabeça e chame de roupa de deserto. Não é difícil, nem caro e faz o jogo ficar bem divertido. Por quê? Ora, por que nos despimos de nossos medos, vergonhas e angustias enquanto aceitamos essa nossa parte criativa, criadora e até infantil, porque nos permitimos criar um ambiente extremamente propicio para liberar nosso pensamento criativo.

Experiência pessoal agora: Jogo em duas mesas. No canal (GORPG), acho que dá pra reparar o quanto curto me caracterizar. Acho mais fácil interpretar o personagem, parece que minhas interações no jogo fluem de maneira mais natural.

Na outra mesa escrevi um background gigante e complexo para a Jinny, que ainda não está completo, uma vez que ela é uma Devas que está reencarnando há séculos. A desculpa que dou para mim sobre as partes que ainda não conheço dela é que nem ela deve se lembrar, é muito tempo pra lembrar de tudo. E enquanto fantasio e crio novas histórias para o passado dela espero pacientemente chegar no level 15 e obrigar o resto da mesa a se caracterizar comigo.




powered by TinyLetter

3 comentários:

  1. É o que sempre falo com meus player hahaha enquanto na mesa que jogo, já estou encomendando minha barba anã hahahah ótimo post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, legal, legal. Barba anã show!

      Excluir
    2. uma hora dessas quero jogar de algum personagem masculino, fiquei curiosa sobre essa barba xP

      Excluir