terça-feira, 23 de maio de 2017

[Podcast] Pensando RPG #045 - Criar mundos guiados por personagens ou pela trama?


Bom dia, RPGista! Hoje segue mais um podcast conceitual muito importante! É um dos temas que mais gosto. E do qual espero já não ter falado. Sinceramente, como não lembrava, decidi que valia fazer o podcast. Enfim, segue a sinopse:

Neste episódio, falo sobre criação de mundos. Se devemos criar um mundo e depois os personagens ou o oposto. Também falo sobre como levar as suas histórias. Se vale deixar a trama guiar os personagens ou os personagens guiarem a trama.

Duração: 14m48s
Baixar diretamente - Clique Aqui
Confira o podcast no Itunes - Assine Aqui
Podcast Addict? Procure "Pensando RPG"
RSS Feed do Podcast


BAIXE AGORA O APP DO SITE

Falado no Podcast




Confira e Participe

2 comentários:

  1. Legal o podcast!

    Acho essa discussão muito boa, mas não é só pra construção de mundos, também é para a criação de campanhas, de aventuras, de séries de TV ou qualquer criação.

    Você que gosta de assistir ao Critical Role, dizem que essa campanha é muito character driven.

    O RPG Dungeon World por exemplo é muito character driven: quando jogado da forma "correta" o mapa do mundo começa com uma folha em branco e cada vez que um jogador cita uma cidade ela é desenhada no mapa.

    Não existe forma correta ou errada, mas eu pessoalmente prefiro character driven. Em RPG basta fazer várias perguntas pros jogadores um pouco antes da sessão começar que um histórico acaba saindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, depois o Matthew aprofundou o mundo. Mas é bem character driven. Ele mesmo fala, que começou com os personagens e uma cidade só, depois ele foi criando o mapa conforme a necessidade dos personagens.

      Nesse momento, ele criou, até pq a galera assiste, um background maior e um lore, e agora o jogo é meio levado por personagens, mas num mundo "já criado". Mas quase todo o processo de criação do mundo, como ele mesmo diz, veio das necessidades impostas pelas ações dos personagens.

      Excluir