terça-feira, 7 de março de 2017

Pensando RPG #032 - Como Mestres e Jogadores podem criar mais juntos


Bom dia, RPGista! Segue mais um podcast conceitual de terça-feira. Ainda estou testando alguns horários diferentes e estou também naquela correria para tentar voltar a fazer do podcast de domingo algo bem regular. Enfim...

Neste episódio, falo sobre a importância de mestres e de jogadores dialogarem para criar uma experiência de jogo mais agradável e criativa. Aproveito também para utilizar um exemplo recente de um dos meus jogos para ilustrar essa situação.

Duração: 17m28s
Baixar diretamente - Clique Aqui
Confira o podcast no Itunes - Assine Aqui
Podcast Addict? Procure "Pensando RPG"
RSS Feed do Podcast


BAIXE AGORA O APP DO SITE 


9 comentários:

  1. E ae Leo, Beleza?
    Sou narrador e recentemente minha mesa de RPG, com 6 meses, começou a definhar.
    Um começou a namorar e não vem mais, o casal da mesa se separou, aqueles jogadores que simplesmente querem se divertir, vem esporadicamente.
    Tento achar outra mesa, mas o desinteresse de todos em jogar RPG na minha cidade esta de mais.
    E ae, como eu reajo em Leo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pensar. E aí respondo por aqui ou num podcast mesmo, cara! E valeu ae pela participação!

      Excluir
    2. Eu tenho o mesmo problema, e também gostaria de dicas a esse respeito.

      Eu normalmente convido várias e várias pessoas, jogo com as pessoas que vierem, mudo e reinvento totalmente e história pra encaixar com as pessoas que podem e vamo nessa!

      Pena que o casal se separou: casais são ótimos jogadores porque quase sempre que um pode o outro também pode e aí fica mais fácil agendar um dia pro jogo. Já apresentei namoradas e namorado de jogador ao RPG e funcionou bem, um dos casais são os jogadores mais frequentes de uma das minhas campanhas.

      No mais... O ideal é convidar mais pessoas para conhecer o RPG, você as vezes se espanta como tem muitas pessoas que tem interesse. Descobri depois de 5 anos que um colega meu de trabalho gosta muito de RPG, e começamos a jogar o mesmos sistemas na mesma época...

      ... Tem mais algumas dicas para aumentar o interesse das pessoas pelo jogo... ajudar os jogadores a acharem uma imagem pros seus personagens... fazer perguntas sobre o histórico do personagem e colocar esse elementos no jogo... fazer comida pra eles comerem durante o jogo...

      Excluir
    3. Valeu leo, espero que essa pergunta ajude outras pessoas com o mesmo problema.
      RPG é maneiro e tem todos esses problemas de se fazer uma aventura, porem normalmente deixamos de lado os problemas da parte social.

      Reagi da seguinte maneira: conversei com todos, mostrei todo meu trabalho nas aventuras, o dinheiro gasto com os livros.
      Perguntei a eles se realmente queriam jogar, caso não quisessem ficaria OK, e iria procurar outro grupo para jogar.

      No ultimo domingo, marquei o RPG com descrença de poucos virem, então todos foram e eu não tinha preparado nada. kk

      Nada melhor do que CONVERSAR.

      Excluir
  2. Realmente muito bom cara, continue você tem ajudado muitos jogadores e mestres a melhorar, recomendo para todos seu trabalho e realmente fico feliz em você não ter desanimado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu, cara! É às vezes a correria é complicada. Mas fico feliz demais que indique o trabalho pra galera. É assim que o site e a comunidade crescem. Valeu mesmo!

      Excluir
  3. Ouvi o podcast agora, gostei do episódio!

    O Feedback depois da sessão é uma das melhores ferramentas possíveis para melhorar o jogo... É impressionante como as pessoas falam pouco dele. Deveria estar nos livros de RPG como uma parte fundamental do jogo.

    Joguei uma campanha longa que no fim da sessão todos votavam em qual personagem fez a melhor cena e qual jogador fez a melhor interpretação (era proibido votar em si mesmo). E o personagem que ganhava recebia experiência extra. Funcionou bem.

    O RPG nacional "Travessias" tem isso como regra obrigatória, umas 3 vezes por sessão de jogo...

    Alguns fazem uma votação semelhante e chama de MVP (Most Valuable Player)

    Uma coisa que eu ando fazendo e recomendo a TODOS fazerem é
    perguntar no fim de uma sessão para cada jogador o que seu personagem vai fazer, o que ele vai tentar pesquisar, buscar. Ajuda bastante. Não vale para sessões que terminam no meio de um combate.

    Outra coisa que fiz na última sessão e acho que é bom é perguntar aos jogadores os objetivos a curto e longo prazo de seus personagens. Alguns jogadores não sabem e travam, mas para alguns funciona muito bem.

    Também já conversei diretamente com os jogadores para eles me darem ideias pra eu adicionar na campanha e como jogador também já fiz pedi pro mestre colocar certos elementos. Funciona bem.

    Uma coisa MALUCA que eu faço, mas que eu gosto muito, é uma regra do RPG "Primetime Adventures". No fim de cada sessão existem as "Cenas dos próximos capítulos". Cada jogador inventa uma pequena cena que vai acontecer com o seu personagem na próxima sessão de jogo. Comigo funciona bem, coloco só algumas pequenas regras pouquíssimos limites. (não pode controlar deuses e outros personagens de jogadores)

    Se alguém quiser posso passar links de sessões gravadas de jogo em que eles usam essa regra.

    ResponderExcluir
  4. Esse pra mim foi com certeza um dos melhores podcasts do site pra mim, e atualmente tenho tentado conversar mais com meus jogadores/mestres já que somos todos amigos e todos queremos nos divertir ali. E algumas coisas que você apontou ai me fizeram abrir mais a visão para outras coisas, então valeu mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, cara. Estou agorinha preparando um artigo em volta desse mesmo tema para amanhã, hehe. Então, fique ligado!

      Excluir