terça-feira, 3 de janeiro de 2017

[Podcast] Pensando RPG #026 - Alguns truques para improvisar melhor (Ou, a Arte da Improvisação)


Fala ae, pessoal! Bem, hoje trago aqui para vocês um podcast legal e, na minha opinião, importante. São apenas algumas dicas do que se pode fazer para se improvisar melhor, - e também uma explicação do que é necessário para se improvisar com cada vez mais facilidade - mas creio ser um tema bem importante, pois muita gente me pergunta sobre isso sempre. Então, acabei trabalhando isso hoje. Segue a sinopse:

Neste episódio, explico um pouco sobre como a capacidade de improvisação de um mestre ou jogador de RPG se desenvolve com o tempo e ainda dou alguns pequenos truques que podem ser usados para se improvisar com maior qualidade, mantendo sempre a diversão do mestre e dos jogadores.

Duração: 22m53s
Baixar diretamente - Clique Aqui
Confira o podcast no Itunes - Assine Aqui
Podcast Addict? Procure "Pensando RPG"
RSS Feed do Podcast


BAIXE AGORA O APP DO SITE 

Errata

Pequena correção, eu estudo pós-modernismo e pós-modernidade, então acabei falando pós-modernismo e segunda era do pós-modernismo em vez de falar apenas modernismo, só fazendo a correção.

Falado no Podcast


Confira e Participe





powered by TinyLetter

6 comentários:

  1. Postei lá em cima, mas posto aqui também para garantir que todos vejam.

    Errata:
    Pequena correção, eu estudo pós-modernismo e pós-modernidade, então acabei falando pós-modernismo e segunda era do pós-modernismo em vez de falar apenas modernismo, só fazendo a correção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante essa abordagem sobre improviso. Num momento você fala que é preciso dominar o conhecimento sobre o que faz o rpg rodar. O que exatamente, fora de termos mecânicos do sistema, faz o rpg rodar? É um ponto interessante para falar num próximo podcast.

      Excluir
    2. Hum. Gostei muito dá ideia, acho que dá um excelente Cast sim, de repente pra próxima terça já, pra emendar nesse.

      Excluir
  2. Legal o cast! Descobri que já usava algumas das dicas!

    Acho que a melhor coisa que um mestre pode fazer para improvisar melhor é mestrar Dungeon World.

    É um sistema que foi feito para se mestrar de improviso. Quando mestrado da forma certa o mestre não tem liberdade total: ele segue regras para mestrar que são tão importantes quanto qualquer regra de jogador ou de combate. E seguir essas regras facilita o processo de improvisar e mestrar bem.

    Além disso, quando jogado da forma certa o mestre dá muito poder de mudar a história para os jogadores. O mestre pode perguntar para um jogador o que tem na sala. O mestre pode perguntar para um jogador quais são os problemas políticos do reino. O mestre pode pedir para um jogador inventar um deus do mundo. Tudo isso aguça as capacidades de improvisação de todos, em especial do mestre.

    ResponderExcluir
  3. Realmente muito bom esse Ep. sobre a improvisação do Mestre, mas tenho uma questão a levantar... E quanto à improvisação dos jogadores? Por que, assim, nós como mestres muitas vezes criamos enigmas ou uma sequencia base pela qual a história deve ser seguida e é bem raro quando os jogadores resolvem da maneira que vc previu. Sendo assim, você acha válido criar problemas e situações que nem vc mesmo imagina muito como os players poderiam resolver? Estou pensando em fazer isso com um grupo meu que tem bastante player "ixpertinho" rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da liberdade que você dá para isso.
      Eu quando faço um puzzle, por exemplo, a maneira é única de resolver, enquanto em linhas de enredo, eu crio as pontas e deixo que eles liguem com os improvisos dele.
      Planejar passo à passo pode frustrar muito e prender nós, narradores, à aquela situação linear.
      Tente não criar as possibilidades, mas sim recursos.
      Como ele deu o exemplo do NPC ali, eu tenho um talento pra criar NPC bom e que desperta o interesse e o carinho dos jogadores e uso muito disso.

      Excluir