domingo, 4 de dezembro de 2016

[Podcast] Pensando RPG #019 - Perguntas & Respostas: Como lidar com grupos que se separam e jogadores que querem PvP


Olá, pessoal! Segue mais um dos nossos podcasts de Perguntas & Respostas! Esse ficou bem interessante, principalmente no que diz respeito à leitura de e-mails. Sai muita coisa legal dali. Enfim, acompanhem e se divirtam! Segue a sinopse:

Neste episódio, falo sobre como o que fazer quando o grupo de jogadores se divide e sobre como lidar com isso. Completo ainda falando um pouco sobre as possibilidades a serem exploradas quando os jogadores querem fazer o famoso PvP (Player Vs Player ou Jogador Vs Jogador). Para finalizar, dou dicas de como agilizar jogos presenciais que utilizam também mídia online.

Duração: 35m36s
Baixar diretamente - Clique Aqui
Confira o podcast no Itunes - Assine Aqui
Podcast Addict? Procure "Pensando RPG"
RSS Feed do Podcast

BAIXE AGORA O APP DO SITE 

Falado no Podcast

- [RPG de Mesa de Online] Mina Perdida de Phandelver

- Compre AGORA nossa camiseta!

- Pensando RPG #018 - Padrões de voz e de narração para gerar um jogo mais imersivo

- [Criação de Personagens] Uma boa dica de como Mestre e Jogador podem trabalhar juntos


Confira e Participe

- Grupo do Facebook

- Curta a Página no Facebook

- Assine por E-mail

- Siga no Twitter! @leoschabbach 

- E-mail: pensandoded@gmail.com 





powered by TinyLetter

19 comentários:

  1. Eu realmente não sei da onde que sai o Nick Crazyl2.
    Só percebi que esse nick estava ativo quando comentei e vi que minha pergunta foi respondia.
    PS: Sou o Crazyl2.
    PS2: Talvez Pelor tenha me dado este nome.

    ResponderExcluir
  2. E ae Leo,
    Obrigado por ter respondido minha pergunta sobre PvP.
    Você citou que os livros do Mundo Das Trevas são melhores para um PvP.
    Concordo plenamente, um sistema aonde as batalhas tem um resolução mais rápida ou aonde a batalha é mais politica do que física.
    Porem esta muito difícil conseguir encontrar tais livros para comprar.
    (A propósito, alguém sabe o que aconteceu com a White Wolf e porque pararam de publicar o World of Darkness/Chronicles of Darkness ?)
    Na ultima sessão de RPG que criei sobre o arquétipo de PvP em cima do Old Dragon, conversei com todo mundo que seria PvP, deixando ciente que seria deste jeito, evitando brigas futuras.
    Coloquei os personagens dos jogadores em categorias mais reais e baronesas, alem disso apresentei para eles um inimigo em comum e um mundo bem definido, porem as suas raças sempre estariam em conflito.
    Assim o jogo se tornou mais um "War", tramando, conquistando território, arranjando alianças até com seres malignos para se tornarem mais fortes.
    Foi interessante ver até um dos jogadores mais teimosos e caóticos se unindo com os outros jogadores para derrubarem o inimigo em comum maior.
    Foi uma experiência legal, recomendaria a todo mestre fazer uma sessão desta com os jogadores.

    Obrigado pelo podcast Leo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, cara, bom saber da experiência. E não sei o que aconteceu não. Sei que Vampiro será relançado em breve ae, atualizado e tal.

      Excluir
    2. Leo,
      Peguei um pouco do meu tempo e achei esse artigo do que aconteceu com a White Wolf.
      Vou deixar aqui para caso alguém esteja com a mesma duvida que eu :
      http://cronistasdastrevasbr.com/2014/11/20/o-que-aconteceu-com-a-white-wolf/

      Excluir
    3. Quanto ao que aconteceu com a White Wolf, ela foi comprada por outra empresa, a Onyx Path. A Devir não está traduzindo e lançando os livros da forma como deveria.

      Mais informações nesse podcast aqui:

      http://cronistasdastrevasbr.com/2016/01/28/darkcast-01-retrospectiva-2015-e-futuro-das-linhas/

      Excluir
    4. Hehehe, demorei a aprovar os comentários e os dois vieram falando da Whitewolf =D

      Excluir
  3. Spock (João Paulo)5 de dezembro de 2016 19:42

    Admiro muito esse trabalho de tirar dúvidas e tal. E eu tenho uma. O que fazer quando um dos players acha que eu (o mestre), que estou ajudando outro player? seja facilitando a vida dele, com inimigos ou contextos de historia. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é um problema muito comum! Também tenho.

      Quando um dos jogadores é o namorado da mestra então... o problema piora... Eu mestro pra minha namorada e sem querer as vezes beneficio ela.

      Excluir
  4. Gostei do cast!

    Legal responder a minha pergunta. Mas ela foi um pouco mais longa, gostaria de dar a MINHA opinião sobre o assunto.

    A pergunta original, se dividida em tópicos, seria essa:

    1) Num jogo de RPG o grupo de personagens dos jogadores deve se separar?

    2) Como os jogadores e o mestre devem lidar com isso?

    3) Se o grupo se separar, como o mestre deve fazer para dividir sua atenção e tempo entre os jogadores?

    4) E se um personagem separado do grupo entrar em combate, como dividir o tempo e a atenção do mestre entre os jogadores nesse caso?

    Minhas respostas


    1) SIM. Eu, pessoalmente, sou A FAVOR dos personagens dos jogadores se separarem. Acredito que vários momentos muito interessantes só podem acontecer se os jogadores estiverem sozinhos. Gosto em especial de um RPG de mesa chamado "Dungeon World" em que um dos movimentos do mestre é "separar os personagens dos jogadores".

    2) Acho que os jogadores e mestre devem conversar entre si. Tem gente que é totalmente contra que os personagens dos jogadores se separem, existe um lema bem conhecido "nunca separe o grupo". Acredito que em algumas circunstâncias vale a pena que os personagens dos jogadores evitem se separar, e se separarem, que seja por pouco tempo. Exemplos de circunstâncias em que se deve evitar que o grupo se separe: grupos muito grandes de jogadores, tempo muito curto de sessão de jogo, aventuras prontas de D&D, personagens dos jogadores em lugar muito perigoso.
    Em grupos muito grandes se o mestre tiver que dividir seu tempo entre cada jogador sozinho o jogo fica muito lento e ninguém se diverte.
    Em sessões de jogo muito curtas pode não ter tempo o suficiente de cada um jogar separado.
    Em aventuras prontas de D&D tudo foi preparado para o grupo enfrentar junto, um combate com um personagem separado pode facilmente matá-lo.
    Se os personagens estiverem num lugar muito perigoso é natural que fiquem juntos para se protegerem.

    3) O mestre deve buscar dar tempo igual para cada jogador. Já me recomendaram usar um relógio e medir quanto tempo de jogo cada jogador tem, mestrar cerca de 10 minutos para cada jogador. Eu nunca fui muito preciso com o tempo, tenho um problema de acabar não sendo muito justo com a divisão de tempo. Sem querer acabo mestrando mais tempo para um jogador do que para outro.

    4) Não sei!!! Eu tendo a narrar só o combate e desprezar os outros jogadores, mas acho isso errado. Suponho que seja mais justo dividir o tempo igualmente entre os jogadores e tentar ao máximo acelerar o combate. Quem sabe criar uma fácil rota de fuga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, cara. Talvez não dê pra ler tudo no cast, mas leio pedaços e indico pro pessoal vir aqui ler que o conteúdo é bom. Não respondo ponto por ponto pq juntei duas perguntas que se combinavam, ou o cast ficava muito grande. Jogadores podem sim se separar se for dar coisa boa no jogo, mas tem que ter bastante a ver com o roleplay.

      Excluir
  5. Relaxa, nem precisa ler no cast. Eu acho que eu jogo com um pouco mais de roleplay que a média, se bobear nem ajuda muito.

    ResponderExcluir
  6. Eu mestro RPGs com grupos que precisam cooperar. E geralmente mando todos se conversarem sobre os personagens.

    Em si não tem problema. Só tive problema uma vez quando dois queriam fazer guerreiros, um dps e outro para tankar...

    Os dois conversaram e saiu um paladino de tanker e uma druida para dps. Mantenho como regra dos jogadores: não pensem só em peronsagens, pensem em grupo.

    Não tenho problemas com meus jogadores com isso. Alguns jogadores até gostam de fazer seus personagens pensando no grupo. Agora, tem sempre aquele ladino que pensa no guerreiro como uma distração para os inimigos e o mago que adora ver um monge com reflexos altos para lançar a bola de fogo...

    ResponderExcluir
  7. Olá, tenho uma dúvida

    Estou jogando uma campanha ja a várias sessões como mago, o mestre diz que minha interpretação em geral esta muito boa, bastante investigativo, nerd e sempre lendo livros... mas ele diz que minha interpretação em combate ainda é muito ruim
    Gostaria de dicas de como fazer uma boa interpretação em em combate, principalmente de mago que é só conjurar as magias.

    ResponderExcluir
  8. Uma pergunta:
    Até que ponto os jogadores devem ser pró-ativos e tomarem rumos totalmente inesperados para cumprirem os objetivos de seus personagens e até que ponto os jogadores devem ser mais passivos e se esforçar para não saírem dos trilhos da aventura planejada pelo mestre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse episódio tava cheio de coisas e essa pergunta é em profunda, tanto que respondi a fundo no facebook, vou usar para fazer um dos episódios de terça, pq acho que dá muito pano para a manga.

      Excluir