domingo, 16 de outubro de 2016

[Podcast] Pensando RPG #006 - Perguntas e Respostas: Não há grupo excessivamente forte (e mais, ação, ação bônus e reação)


Olá, pessoal! Segue mais um episódio de Perguntas & Respostas do nosso podcast! Espero que gostem dos temas abordados neste podcast. Sei que estou atrasado aí com uns PDFs e artigos que prometi, mas devo produzi-los nesta semana.

Como sempre, escutem e discutam! E, muito importante, enviem mesmo as perguntas de vocês, seja aqui ou pelo grupo do facebook, para que o conteúdo continue melhorando!

Neste episódio, falo um pouco sobre três questões. A primeira envolve uma dúvida recorrente de jogadores iniciantes do D&D 5.0 envolvendo ação, ação bônus e reação. Depois, utilizo duas questões, uma sobre como controlar o loot e outra sobre como lidar com um jogador poderoso demais, para falar de alguns conceitos muito interessantes.

Duração: 27m51s
Baixar diretamente - Clique Aqui
Confira o podcast no Itunes - Assine Aqui
Podcast Addict? Procure "Pensando RPG"
RSS Feed do Podcast


BAIXE AGORA O APP DO SITE 

Falado no Podcast

- Pensando RPG #002 (o truque para avaliar a força do grupo)

- Pensando RPG #005: Bate-papo com Bruno Cobbi

Confira e Participe

- Grupo do Facebook

- Curta a Página no Facebook

- Assine por E-mail

- Siga no Twitter! @leoschabbach




powered by TinyLetter

18 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu. Como disse no quest. Coisas que você é o Guilherme Brandt levantaram serão trabalhadas no programa de terça, pq são mais teóricas bem pesadas.

      Excluir
  2. Deixem aí suas perguntas e dúvidas para o programa do domingo que vem! E vamos trocar ideias também! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. muito bom mesmo esse ep, você vai falar um pouco mais sobre outros sistemas ou do o D&D?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse episódio depende das perguntas que fizerem. Nos ep. de quinta (por enquanto quinzenais) eu entrevisto autores, tradutores e pessoas do meio do RPG, logo, falamos de tudo.

      Nesse episódio, a segunda metade do que falei, apesar de dar um exemplo do críticas role, é voltado mais pra 3.0, Pathfinder e outros sistemas em que o loot excessivo e jogadores poderosos demais podem ser um problema, então é mais teórico.

      O podcast da terça agora será sobre criação de mundos de um modo geral. Cito mãos exemplos de DnD por causa das perguntas msm e pq é a maioria do meu público. Mas a teoria se aplica a qualquer sistema. Claro que a primeira metade desse ep. foi mais DnD 5.0, mas é episódio de perguntas e respostas, então depende das perguntas.

      Excluir
    2. Mal uns errinhos de digitação ali no critical e no no mais, que ficou mãos, maldito corretor só celular.

      Excluir
  4. Mano, seu trabalho é incrível! Comecei a jogar RPG a pouco tempo e tenho ouvido todos os podcast, que têm me ensinado muito, ainda mais com os seus exemplos, que nos trás ideias novas. Muito obrigado pelo conteúdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, cara. Logo no início me falaram que os exemplos ajudavam muito, então fui dando mais. Tem uns artigos e PDFs muito bons aí pra sair também. Fico muito feliz que esteja gostando!

      Excluir
  5. SOMANDO SEMPRE! A cada Podacast um Level UP!

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu gostei muito do seu trabalho. Gostaria de tirar uma dúvida quanto as regras para criar poções de cura com kit de herbalismo da 5th edition. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, vou anotar a pergunta aqui e responder bonitinho no domingo que vem então, é uma pergunta bem boa! Bom que gostou e valeu por participar também!

      Excluir
  7. Muito obrigado pela atenção, adorei o podcast, sobre minha dúvida, eu vou começar uma mesa em uma casa de jogos, e tem umas 10 pessoas querendo jogar, reformulando a pergunta, é possível mestrar pra 10 pessoas, ou qual seria o número ideal de jogadores em uma mesa, tenho essa dúvida por ser a minha primeira vez como mestre, obrigado pela oportunidade e muito sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, eu vou falar com uma amiga que sabe mais disso, mas minha dica ia mais por aí, de talvez mestrar pra menos pessoas, falarei então mais profundamente no próximo domingo. Se precisar das dicas antes me avise que aí posso fazer um texto grande aqui mesmo.

      E legal que continua acompanhando!

      Excluir
  8. gostei da dica para equilibrar o poder entre os personagens dos jogadores, ajudar os outros ao invés de tentar tirar poder do personagem mais forte parece bem melhor mesmo. Tou pensando em dar um item mágico "de graça" para um dos personagens da minha campanha... talvez seja necessário pra equilibrar um pouco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, em vez de ficar brigando e tirando coisas de alguém, o que pode estragar a diversão dessa pessoa, é bem mais simples ajudar todos a crescerem. Depois, com o grupo todo mais igual é fácil adaptar desafios!

      Sim, bola um roleplay legal aí e dá uma reforçada em quem fico pra trás hehehe

      Excluir