quinta-feira, 13 de outubro de 2016

[Podcast] Pensando RPG #005 - Bate-papo com Bruno Cobbi: profissionalização do RPG, dicas de bom conteúdo e indicação de jogos e sistemas


Olá, pessoal! Saiu o primeiro episódio de quinta-feira! Como prometido, ele se voltará para entrevistar e bater um papo com pessoa que têm o que dizer. A ideia é ir a fundo mesmo nas experiências e no conhecimento do pessoal envolvido com fantasia ou RPG.

Neste episódio, converso com Bruno Cobbi, um grande narrador e contador de histórias, que é ainda fundador da empresa Roleplayers, um empreendimento que busca profissionalizar o Mestre de Jogo e, como consequência, popularizar os jogos de RPG por todo o Brasil, trazendo uma experiência muito agradável para novos e velhos jogadores. Em nosso bate-papo, falamos sobre a história do Cobbi, que envolve muito dos bastidores do RPG no país.  Depois, conversamos sobre nossas experiências, sobre conteúdo de qualidade sendo produzido hoje na internet, sobre a volta da Dragão Brasil, sobre novos jogos e sistemas que vocês podem acompanhar e muito mais.

Duração: 1h35m34s
Baixar diretamente - Clique Aqui
Confira o podcast no Itunes - Assine Aqui
Podcast Addict? Procure "Pensando RPG"
RSS Feed do Podcast


BAIXE AGORA O APP DO SITE 

Sobre a Roleplayers (e eventos)

- Site Oficial

- Venha jogar no Tendal Geek!! (Inscrições até 23/10/2016)

- Curta a Página no Facebook

- Siga Bruno Cobbi no twitter! @BrunoCobbi


Adventurer's League (Cobbi mestrando)

- Assista no Youtube

Conteúdo do Azecos e do Gruntar

- Mestres do Dungeons (Aprenda a Mestrar)

- Rola o Dado (RPG gravado, Azecos)

- Sombras da Guerra (RPG gravado, Gruntar)


Editoras de Jogos e Sistemas Citadas no Programa

- Jambô Editora (Site)

- Jambô Editora (Canal de Youtube)

- Galápagos Jogos

- New Order

- Red Box

- Secular Games

Nos Siga nas Redes Sociais

- Grupo do Facebook

- Curta a Página no Facebook

- Assine por E-mail

- Siga no Twitter! @leoschabbach




powered by TinyLetter

28 comentários:

  1. Muito bom cara, amei a entrevista, aprendi bastante coisa e vou usar com certeza nas minhas mesas. Vou dar uma conferida nos links também pra aprender mais ainda ^,^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, cara, fico super feliz. Gostei demais também da entrevista.

      Tanto que era pra soltar só na quinta que vem, mas me empolguei e soltei mais cedo.

      Excluir
  2. Gostou da conversa? Então pode vir comentar e conversar! Sempre bom ouvir o que vocês têm a dizer!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo!! Parabéns aos dois, adorei o papo.

    ResponderExcluir
  4. O trabalho do Bruno Cobbi é fantástico, o cara tem um carisma e simpatia invejáveis, aprendi muito, peguei várias referências.

    Não sabia o tanto que o Cobbi já tinha traduzido! Subiu no meu conceito! Impressionante como ele é tão humilde com tanto trabalho de RPG. Já conheci tanto mestre que se acha sem ter feito quase nada, que se acha só por ter lido um ou dois livrinhos...

    A história da primeira namorada do Cobbi foi ótima!

    Tou louco pra ir na Taverna medieval mas tou com uma enorme quantidade de trabalho e compromissos de família, vou ver se consigo encaixar na agenda.

    Eu também ADORO mestrar pra quem nunca jogou antes... Normalmente são jogadores muito melhores. Melhores no sentido de ter ideias diferentes, interpretar, ficarem imersos no jogo. Também nunca são advogados de regras.




    Alguns comentários...

    Leonardo, Larp não é só pra criança. Na verdade a enorme maioria é para adultos, os mencionados, os da Confraria das Ideias, são quase todos só pra adultos. Quem quiser saber mais:
    https://www.facebook.com/ConfrariadasIdeias/


    Ah, eu acho que poderia ser até melhor colocar os links para os LIVROS de RPG que o Cobbi mencionou, não só as editoras.
    Fica muito amplo falar as editoras.
    Por exemplo Shotgun Diaries é totalmente diferente de Old Dragon, são praticamente opostos, e ambos são da editora RedBox.

    E não tem por que não colocar links do critical role do Matt Mercer
    https://www.youtube.com/watch?v=i-p9lWIhcLQ&list=PL7atuZxmT954bCkC062rKwXTvJtcqFB8i


    Acquisitions Incorporated do Chris Perkins
    https://www.youtube.com/watch?v=j_fGKY44DaI
    stei muito da entrevista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Marcelo, MUITO obrigado pelo comentário aprofundado, muito legal quando a galera participa assim! Espero que continue gostando do conteúdo.

      Excluir
    2. Sobre o LARP, eu sei que não é só pra crianças, em nenhum momento falei isso no podcast. É que o Bruno Cobbi mencionou um projeto que trabalhava com crianças e, por isso, eu falei como poderia ser legal e importante para elas. No próprio Geek and Sundry tem uma mini-série bem legal sobre Larp.

      PS: assim que der, boto os links pro Critical Role e outros no post. Estou no celular, já conserto. E mais sobre Larp, pode anotar aí que haverá uma entrevista todinha só sobre isso!! =)

      Excluir
  5. Léo, essa entrevista foi fantástica. Pra mim foi nostalgia pura. Blog e conteúdo excelentes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Gostei demais do papo com o Cobbi também. E estou preparando umas outras entrevistas vem show tb. Ia soltar de forma quinzenal, mas gostei tanto que, talvez, se der, tentarei semanal. Mas serão entrevistas ou bate-papos MUITO legais.

      Excluir
  6. Tá bom demais! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Fico feliz demais aí com a galera curtindo o conteúdo.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Legal, tomara que goste. Esse ep ficou muito bom.

      Excluir
  8. Muito feliz a entrevista, Considero o Cobbi não só um ótimo narrador, Mas uma pessoa nobre e do BEM, Sempre solícito e que agrega, Fomenta cada vez mais o Hobby, Difundindo o Lazer/Entretenimento, Com o Social. Já assisti muitos materiais da Roleplayers, Fora que estou sempre das participações deles me muitos eventos (Senti falta de vocês este ano no Diversão Offline); Alguma previsão de eventos aleatórios pelo RJ tb?! Parabéns pelo espaço Leo! E quando puder, Apareça lá na BPE (Centro), Pra dar uma moral mestrando algum game pra gente :) https://www.facebook.com/rpgnabpe/?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal o Cobbi mesmo! Vou dar uma olhada sim, cara, afinal, o objetivo do podcast mais longo de quinta é divulgar projetos como esse aí de vocês (que eu não conhecia), posso até fazer alguma matéria mais pra frente e tudo mais.

      Grande abraço!

      Excluir
  9. qual a música q toca na abertura do podcast?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A da vinheta de entrada ou os segundinhos de Age of Agression do Skyrim?

      Excluir
  10. Eu juro a vcs Leonardo e Cobbi
    Eu sinto o cheiro gostoso de terra molhada toda vez que escuto o começo desse pod cast <3
    Obrigado pelo conteúdo \o_
    Alias cara eu fiquei fascinado pela dica de usar Mutants and masterminds pra LOL ( e conhecer Mutants and masterminds! )
    Obrigado mesmo <3

    ResponderExcluir
  11. Show de bola Parabéns! E obrigado Cobbi por lembrar da gente! Sucesso para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que curtiram! O Cobbi quis mostrar o máximo que pôde do cenário do RPG, hehe. Agora é sair entrevistando a galera e mostrando para novas audiências.

      Excluir
  12. Acabei de ouvi e achei super foda um podcast totalmente focado em fala sobre Rpg e divulga o Rpg mostra como tambem o cenário esta crescendo e expandindo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, cara! To preparando aí entrevistas bem legais! =)

      Excluir
  13. Não sei se interessa ou se já postaram aqui, mas achei no tumblr uma tabela de todas as rolagens de dados dos episódios de Critical Role. A tabela tem várias informações sobre cada uma das rolagens: nro do episódio, o ponto onde ocorreu no vídeo (em horas/minutos/segundos), o personagem que fez a rolagem, o tipo de rolagem, o valor total da rolagem, o valor natural da rolagem (sem os bônus), se foi crítico ou não, o dano (quando pertinente),número de mortes e uma pequena nota sobre a rolagem (quando relevante). Segue o endereço da google sheet onde eles estão fazendo as transcrições das rolagens: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1OEg29XbL_YpO0m5JrLQpOPYTnxVsIg8iP67EYUrtRJg/edit?usp=sharing. Abs o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca, que maneiro hahahah. Vou dar uma olhada depois!

      Excluir
  14. Gabriel Spangemberg5 de dezembro de 2016 02:38

    PO,eu sou estudante de pedagogia, voltei a jogar rpg tem 1 ano mais ou menos, estava pensando em fazer meu trabalho de conclusão de curso sobre rpg.
    Depois dessa entrevista, certamente farei! juntando materiais aqui, de fato essas informações extraidas de todos esses podcast irão para meu trabalho! Vlw Leonardo! Exelente trabalho! Vamos trocar um idéia depois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, fico feliz demais que tenha curtido. E vamos conversando sim!

      Excluir