terça-feira, 11 de outubro de 2016

[Podcast] Pensando RPG #004 - Como construir armadilhas e o Ogro Quântico

Olá, pessoal! Segue mais um episódio do podcast. Tentei fazer algumas coisas diferentes, vamos ver se vocês vão gostar. Fora isso, o conteúdo deste é bem importante, pois trato de algumas questões teóricas que, para mim, são fundamentais para se ter um bom jogo.

Neste episódio, falo de alguns conceitos importantes a se ter na hora de construir armadilhas. Aqui, mostra-se a importância de se ter tudo mais pronto e mais definido na hora de se produzir uma armadilha de modo a dar uma real possibilidade de escolhas aos jogadores. Além disso, trata-se também da questão do Ogro Quântico, um termo muito interessante cunhado pelo blog Hack and Slash e que nos mostra, uma vez mais, como dar importância e peso para as decisões dos jogadores.

Duração: 25m28s
Baixar diretamente - Clique Aqui
Confira o podcast no Itunes - Assine Aqui
Podcast Addict? Procure "Pensando RPG"
RSS Feed do Podcast


BAIXE AGORA O APP DO SITE 

Trabalhado no Podcast

- Sobre "Encontros Randômicos" e o Ogro Quântico 

- PDF com Desafios e Armadilhas, a Torre do Mago

- Pensando RPG #002 - RPG é somente contar histórias? Como narrar com um a menos? E um truque para avaliar a real força do seu grupo

- Batalha contra o Titã 

Confira e Participe







powered by TinyLetter

14 comentários:

  1. Espero que tenham curtido esse episódio caprichado. Estou aí para ouvir as dúvidas, comentários e sugestões de todos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Muito bom. O podcast só fica melhor, está me ajudando muito.

    ResponderExcluir
  3. As dicas estão interessantes, mesmo! Mestro há um tempo, também, e acredito o que fora apresentado nesse cast foi fundamental. Mas aí vai uma dica construtiva: O teu modo de falar, apesar de ter um vocabulário fácil, parece-me meio travado. Sugeriria que falasse de forma mais fluída, como se estivesse conversando. Sinto que você está quase lendo um roteiro e não consigo, por exemplo, prestar atenção de uma forma confortável ao Cast.

    No mais, está muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tá gostando. Pois é, o problema eh que falar direto a garganta seca e dificulta. Mas eu tenho tentado melhorar isso. Pq quando eu escuto "testando" tb perco a concentração às vezes. Nesse episódio mais na parte de armadilhas. O resto fluiu melhor.

      O único ep que fiquei satisfeito inteiramente com a fluidez foi o episódio 3. Achei aquele mais solto, talvez pq simplesmente estivesse respondendo as perguntas. "Ensinar" um conceito é diferente de "responder" eu acho. Aí nessa de ser didático perco um pouco de fluidez. Mas vou acertando aos poucos.

      E sim, o conceito desse podcast é absolutamente essencial, pelo menos pra mim. Foi o que fez meus jogos saírem de normais (bons) pra muito muito bons.

      Excluir
    2. Fazendo uns testes de microfone aqui, que devem permitir falar com menos entropia, menos gasto de energia, mais lento e tal. Acho que vai ficar bom.

      Excluir
    3. Ei Leonardo!
      Tenho acompanhado seu podcast e tem melhorado bastante. Mas já pensou em gravar em dupla?
      Ficaria mais fácil de deixar o podcast mais fluido, como se você estivesse conversando com alguém, se realmente estiver conversando com alguém.
      Conversas descontraídas, logicamente que seguindo um roteiro base, criam um clima legal e geralmente geram algumas tiradas engraçadas, não que seja obrigatório.
      Continua que tá maneiro!!!

      Excluir
    4. O Podcast que sairá as quintas (inicialmente quinzenalmente, depois quem sabe semanalmente) será de conversas e entrevistas, então é mais nesse estilo.

      Esses de terça (conceituais) e de domingo (respondendo perguntas) são mais curtos por isso mesmo. Já que não é um bate-papo, ficaria cansativo, então é mais informativo mesmo.

      Se tentar gravar todos com mais gente, fica difícil de manter a periodicidade, pq tem que conciliar agendas e ainda editar, que é bem mais complexo com mais gente e episódios maiores.

      Eventualmente, o podcast de perguntas e respostas deve contar com mais de um integrante. Mas, de novo, só quando eu achar que não vai consumir tempo demais (ou se rolar de pagar mesmo alguém pra editar).

      Ai teríamos 3 formatos. 1) Conceitual curto, 2) Perguntas e Respostas de tamanho médio e bem descontraído e 3) Um podcast mais longo, com pessoas realmente interessantes, pra fazer elas falarem muito e passarem muito conteúdo num ambiente mais relaxado.

      Excluir
  4. Teu conteúdo é sensacional, muito bom mesmo! Vou compartilhar com meu grupo e "Obriga-los" A assistir! HAHA!
    Só uma coisa, Como eu faço pra poder enviar perguntas pra serem respondidas em podcast?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, obriga mesmo! Haha. Pra deixar a pergunta é só botar elas nos comentários do Podcast de Perguntas e Respostas, no caso o #003. Aqui vai o link - Pensando RPG #003

      Você pode perguntar também no tópico fixo do nosso grupo de facebook - Pensando Dungeons & Dragons

      Excluir
  5. Só pra constar o episódio 4 tá muito melhor que os anteriores.
    Ouvir seu podcast é como ver um criança nascendo hehehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu gostei bastante do valor da edição dele, ficou bom. Vamos evoluindo. Espere só pelo primeiro episódio das quintas. Vai ficar show

      Excluir
  6. Respostas
    1. Cara, fiz os testes aki, clicando nos links e tudo funciona 100%

      Excluir