domingo, 9 de outubro de 2016

[Podcast] Pensando RPG #003 - Perguntas & Respostas: Como o jogador cria e se prepara para uma nova campanha? E mais: paladino novo, bruxos, magos e feiticeiros

Olá, pessoal! Hoje venho aqui com o que, para uns, será um episódio surpresa. No entanto, agora teremos este episódio de domingo como parte da programação. Creio que, com ele, poderei responder mais diretamente a algumas perguntas e tratar de assuntos diferentes do episódio de terça (mais conceitual e teórico). Espero que gostem! Ah, e estou preparando já a primeira entrevista para nosso primeiro episódio de quinta-feira, fiquem no aguardo! Segue abaixo a descrição e o episódio novo:

Neste episódio, faço a primeira sessão de "Perguntas & Respostas" do podcast. Nela, trabalha-se algumas questões interessantes feitas pelo ouvintes com o intuito de se produzir um bom conteúdo. Na edição de hoje, entenda como os jogadores podem se preparar para uma nova campanha, assim como podem, junto com o mestre, modificar a própria história por ele planejada. Saiba mais também sobre os novos Paladinos da 5ª Edição de Dungeons & Dragons e entenda a diferença entre Bruxos (Warlocks), Magos (Wizards) e Feiticeiros (Sorcerers).

Duração: 22m29s
Baixar diretamente - Clique Aqui
Confira o podcast no Itunes - Assine Aqui
Podcast Addict? Procure "Pensando RPG"
RSS Feed do Podcast



BAIXE AGORA O APP DO SITE 

Falado no Podcast

- Uma boa dica de como Mestre e Jogadores podem criar juntos (+um exemplo de personagem criado)

Confira e Participe







powered by TinyLetter

16 comentários:

  1. Opa! Espero que tenham gostado do novo formato! Estou aqui para conversar, discutir e, como disse no episódio, para pegar algumas perguntas.

    ResponderExcluir
  2. Você podia dar uma ideia de como lidar com jogador powerplay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, me fizeram um pedido bem parecido com esse lá no grupo do facebook. Não sei se rola uma resposta exatamente direta a isso, talvez seja o tipo de pergunta mais adaptada a ser um questionamento do episódio de terça-feira, que é maior.

      Mas vou pensar!

      Excluir
  3. Adorei esse podcast, continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Espero que continue gostando! Eu, por cá, procurarei sempre produzir conteúdos cada vez melhores. Ver a galera curtindo muito, comentando tanto aqui como no facebook anima demais. Obrigado mesmo pelo feedback.

      Excluir
  4. Curtindo muito esses podcast, tenho uma duvida o d&d tem estruçoes pra modificar as classes mas e pra criar uma nova ? no caso criar para um personagem de mestre uma classe estilo alquimista do fullmetal, que precisa de um circulo tem uns poderes loucos e talz kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que esteja curtindo. E tem sim, tem uns parâmetros para criar suas versões de classe. O Matthew Mercer, do Critical Role, por exemplo, criou a própria classe dele de guerreiro em que o cara usa arma, com pólvora e tal, tem que recarregar, etc. No meu jogo o druida tá num caminho que eu criei em que ele pode se transformar em dragão em vez de animais ou elementais. E por aí vai. De repente disponibilizo essas classes diferentes que eu já uso e traduzo algumas já feitas e faço umas postagem com várias.

      Excluir
  5. Gostaria se saber como mestrar pra bastante gente, estou com uma mesa pra começar e tem uns 10 PJs, como administrar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, 10 PJs é bem pesado mesmo, cara. Vou conversar com gente que conheço que mestra pra 19 e ter umas ideias boas aí. Vai mestrar DnD mesmo ou outro jogo?

      Excluir
  6. Olha eu aqui novamente. Muito Up esse Podcast. Gostaria só de deixa aqui dois links - entenderei se a moderação não aceitar o comentário devido os links - Bem:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1160017460724619&set=pcb.1198208926897825&type=3&theater
    -
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1143020142424351&set=gm.1180926125292772&type=3&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pro link aparecer direito nos comentários tem que usar HTML, pra serem clicáveis e tal. Mas, enfim, pessoal copia e cola se quiser. Não entendi muito bem qual é da parada que vc tá divulgando, vou deixar passar aí dessa vez pq eu gosto de druidas. =P

      Excluir
  7. ola tem possibilidade de algum episodio com a gravação de uma partida de rpg gravando a voz e etc seria bem legal parabens pelo trabalho ^^.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá (acordando cedinho pra botar o podcast online, haha). Então, hoje vou tentar gravar com o pessoal que joga online o nosso jogo. E aí colocarei o vídeo no youtube. O Roll20 tem coisas visuais, mas o audio do jogo deve dar pra ser escutado como podcast de boa, então devo botar no podcast também! Torça para que consigamos gravar amanhã hehe

      Excluir
  8. Cara, a qualidade do podcast é mesmo excepcional, sério! Gostaria de esclarecer uma dúvida que tem me intrigado e até me desanimado de mestrar...
    Meu grupo é composto por 4 pessoas (contando comigo) e meus amigos não gostam de mestrar, então eu sou obrigado a ser o mestre, no fim das contas é bom, pois eu adoro mestrar HAha! Mas tem algo que tem me incomodado, e é a questão de criar histórias mais "flexíveis", pois eu tenho dificuldade de deixar os jogadores mais livres, por isso eu costumo sempre criar histórias fechadas e de certa forma até limitadas, por isso eu acredito que acabo dando uma falsa sensação de escolha para eles, por que eles nunca de fato estão fazendo uma escolha.
    Bem, a pergunta é a seguinte: Como posso fazer para criar histórias mais flexíveis, ou seja, que não dependam de os jogadores escolherem o caminho que o mestre designou, o que quero saber é como posso fazer com que os próprios jogadores escolham como a aventura deve prosseguir, algumas dicas que poderiam ser úteis nesse aspecto...
    Bem, espero que a pergunta tenha sido clara e eu não tenha deixado ela muito complexa Haha! Ótimo conteúdo! Estou dando uma lida em alguns lances aqui do site e to curtindo bastante também ^,^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, cara. Talvez já saia um artigo essa semana nesse sentido e sua pergunta bate junto com uma outra que eu tava separando pra fazer um dos Podcasts mais conceituais de terça mesmo. Capaz de responder nele, pq é questão pra se ir a fundo.

      Excluir