terça-feira, 27 de setembro de 2016

[Podcast] Pensando RPG #001 - Criando motivações para combate, sobre um encontro com Beholder e um encontro com Kobolds

Fala, pessoal! Hoje venho aqui trazer para você o primeiro podcast aqui do Pensando Dungeons & Dragons, que será chamado de Pensando RPG. Neste episódio, mostro algumas estratégias de como montar algumas motivações para fazer com que seus jogadores atuem, façam a trama andar. Para isso, falo mais profundamente do encontro com o Beholder de que falei aqui em um dos artigos de mais sucesso aqui no blog.

Por enquanto, farei podcasts menores na terça, respondendo a pergunta da galera ou falando de alguma ideia ou truque relacionado a RPG, a mestrar melhor, jogar melhor, etc. Daqui a umas semanas, busco lançar um segundo episódio na semana, em que pretendo ter conversas longas ou fazer entrevistas com autores de fantasia e com o pessoal envolvido no meio de RPG (mestres, produtores de eventos, etc). Enfim, espero que gostem!

Duração: 18min54seg
Baixar diretamente - Clique Aqui
[Editado] O Podcast foi liberado no Itunes! Assine aqui
[Editado 2] No Podcast Addict (App do Android), procure por "Pensando RPG"
RSS Feed do Podcast


BAIXE AGORA O APP DO SITE 

Falado no Podcast




Nas Redes Sociais




Me siga no twitter! @leoschabbach





powered by TinyLetter

32 comentários:

  1. Boa noite Leonardo, eu procurei o podcast pelo motor de busca do aplicativo que eu uso para androide, podcast addict, mas não encontrei. Tem previsão de quando ele estará disponível? Gostaria de assinar o feed.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, cara! Então, é uma das primeiras coisas que falo no Podcast. Eu quis soltar ele hoje em vez de esperar semana que vem, então vou fazer os cadastros e deve entrar no Itunes e Podcast Addict até semana que vem.

      Logo, a partir da semana que vem você poderá pegar por lá e já baixar direto se quiser. Ficarei até muito feliz se fizer isso!

      Por enquanto, quem quiser baixar, dá pra baixar ali entre as opções do soundcloud. Mas no próximo já estará tudo certinho! E espero que curta!

      Excluir
    2. Ja baixei o soundcloud aki no celular. Hehehe

      Excluir
    3. Beleza! Dá até pra baixar sem o App pro PC, etc. Mas, enfim, já to resolvendo a parte burocrática aqui para que semana que vem já estejamos no Podcast Addict e no Itunes =)

      Tô animado e com ideias aí pro podcasts, além das entrevistas uns dramas em áudio uma vez por mês podem ser bem legais.

      Excluir
    4. Eugênio, o Podcast já está UP lá no Podcast Addict, se procurar Pensando RPG e for na tab de episódios já encontra esse e já pode assinar!

      Excluir
  2. Maneiro mano, continua com o projeto que ta irado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram mais rápidos que o meu comentário, hehe. Valeu, cara. Os comentários e feedback da galera ajudam muito!

      Excluir
  3. Pra quem curtir o podcast, tô aí pra comentar e ouvir perguntas pros próximos. Peço também a quem curtir que repasse ou compartilhe se puder =D

    ResponderExcluir
  4. Boa mano,achei meio baixo mas acho que é pq ouvi pelo celular,mas tá bem fods

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tu me falou algo que eu queria testar. Aqui ficou alto em todos os meios, bem legal, exceto no fone do celular. Queria saber se era só comigo. No editor do áudio dava pra ter aumentado bem o som. Devo fazer isso para o segundo.

      Excluir
    2. O som foi corrigido e aumentado =)

      Excluir
  5. oi entao eu to começando a mestrar,mas o pessoal é meio preguiçoso e as tabelas do D&D meio q assustaram eles,então eu resolvi adotar o GURPS. Você tem alguma dica pra essa mudança? usava o 3.5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo sincero e sem querer te desanimar, mas, na minha opinião, o GURPS é o RPG mais complexo de todos, lotado de matemático e super realista, completamente diferente de D&D.

      De fato, eu parei de jogar D&D na 3.5 exatamente por terem complicado demais e perder a graça para mim. Te aconselho cara a dar uma olhada no D&D 5.0. Dá pra achar versões já traduzidas pela internet e tal, boa parte é aberta, e jogar de boa. É muito bom, muito simples e muito divertido.

      Qualquer coisa, entra no grupo da página no facebook - Pensando Dungeons & Dragons. Por lá, eu e a galera te ajudamos, dá pra tirar as dúvidas. Mesmo que decida continuar por GURPS por lá dá pra te ajudar melhor, falando pelo face.

      Excluir
    2. Um rpg bem tranquilo é o dragon age, que é o sistema que eu uso na minha mesa

      Excluir
  6. Gostei muito do podcast!

    Sempre gostei de jogar D&D mas estou parado a um tempo. A quinta edição parece estar muito boa, cogitando criar um grupo para voltar a jogar (que como meus amigos são uns folgados, eu teria que ser o mestre), sem dúvidas ouvirei todos os podcasts e utilizarei as dicas aqui do site, obrigado pela dedicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim a quinta edição foi a volta com tudo do DnD. Tá muito boa, leve e divertida. Fiquei muito feliz que tenha curtido. Dá uma olhada no PDF da Torre do Mago, com armadilhas e desafios. Tem uns truques e ideias beeem legais por lá.

      E valeu mesmo, o feedback sempre ajuda muito! E anima.

      Excluir
  7. Bem legal, já coloquei no meu feed de podcasts! =D
    Baixei o PDF e abri o outro link. Vou ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, legal! Super feliz de saber. Agora eu que tenho que correr para fazer o PDF dos encontros de que falei no podcast, haha! Espero que curta o de desafio e armadilhas lá da Torre do Mago.

      Excluir
  8. continua com o trabalho cara muito foda, depois da suas dicas melhorou bastante o meu RPG tb baixei e li o d&d a ultima edição e to pensando em fazer outro rpg seguindo realmente o d&d, seria interessante colocar a torre referente ao seu pdf logo de cara como a primeira dugeon, seria adequado para um grupo de 2 jogadores lv 1 povoar com monstros de desafio 1 a 3, é tem algum monstro que ache adequado como boss ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra fazer isso sim, ela funciona melhor pra um nível um pouco mais alto, mas trocando os danos das armadilhas e botando monstros adequados funciona. As Animated Armors, por exemplo, na ilusão bota umas 2 no máximo sendo reais e tal, e vai moldando.

      Maneiro que pilhou de jogar DnD total mesmo. A ideia do blog é essa, é animar a galera, botar as ideias aí. To sempre de olho nas questões do pessoal também pq isso dá tema para o Podcast.

      Excluir
    2. Devo começar a campanha esse final de semana, tava pensando sobre as armaduras na luta contra elas colocar um pdm usando uma armadura bem diferente das armaduras, com um elmo totalmente fechado e a armadura sem abertura apresentando como um aventureiro mas na verdade seria uma armadura animada mas com personalidade que ate mesmo pensa que é aventureira, ja que o livro dos monstros diz que elas possuem personalidade

      Excluir
    3. Tem um monstro que se chama Animated Armor, que é exatamente isso, como eu falei acima, caso queira referência no livro dos montros. Mas criar um personagem inimigo mesmo, com personalidade e sendo uma armadura fechada será bem legal. Ainda mais se conseguir manter o mistério. (Hoje volta a jogar o meu RPG presencial uhuuuul)

      Tem um conto de cavalaria, em que baseei meu primeiro livro até, pelo clima irônico e tal, do Ítalo Calvino! "O Conto do Cavaleiro Inexistente". É mais pra refletir e tal, mas é bem legal.

      Excluir
    4. Espero que tenha muito material pra post dessa sua volta kkkk, quando fizer volto aqui pra falar a experiencia como foi, ainda tenho que finalizar o mundo do rpg tentando inventar uns deuses legais sem pegar do livro, coloquei o começo nessa dungeon justamente pra n precisar fazer cidade e coisas assim de inicio pq sou uma merda de desenho kkkk

      Excluir
    5. Legal, conte da experiência sim! E que o jogo hoje seja bom.

      Excluir
  9. Você falou sobre minions e utilizar o mapa do combate para dificultar os encontros. Ainda colocaria como estratégia o confronto planejado pelo antagonista.
    Um mapa com armadilhas conhecidas pelo vilão pode dificultar muito a vida de aventureiros contra um ardiloso e solitário inimigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. E aí vai variar do antagonista. Quem é, se é inteligente ou não. É que usei o exemplo do Beholder lá na primeira postagem. Aí ele já tem altos efeitos, que são meio como armadilhas, do próprio lar. Mas sim, isso que você falou eh muito importante é muito, muito bom se usado direito. Vale a galera dar uma olhada. Quando for falar de novo sobre esse assunto, vou tentar lembrar disso também. Valeu!

      Excluir
  10. Leo, gostei do do podcast, estou começando a mestrar (COMEÇANDO mesmo) e a parte dos kobolds me deu uns certo insight de como eu devo mestrar as batalhas, eu ainda tenho uma certa mentalidade de RPG de video-game.

    Tenho um pedido, estou mestrando para um grupo de iniciante, mas estou usando uma aventure pronta. O problema é que a maioria da batalhas, mesmo tendo um cenário interessante, são contra vários inimigos (2-3 inimigos por jogador) e isso fica meio maçante, pois demora até que a o mesmo personagem jogue de novo e assim o jogador perde um pouco da concentração no combate. Tem alguma dica sobre como devo administrar o combate contra vários inimigos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é normal. A vantagem do DnD 5.0, caso não esteja jogando esse, é que as batalhas são mais rápidas. Fora isso, pra galera ficar engajada, capriche nas narrações, apesar de ser estático, pq vc tira o jogo da coisa mecânica de bate, acerta, dano. Ainda farei artigos, podcast e videos sobre como narrar.

      Mas um exemplo: o cara ataca com seu guerreiro e dá uma espada no Kobold. Dá 5 de dano, aí vc narra. "Então, você se aproximou em velocidade do Kobold, fez uma finta, fingindo que ia golpear a perna dele. Quando ele deu um passo para trás para se defender, você mudou a sua direção repentinamente, levantou a espada e acertou em cheio o peito dele, fazendo o sangue espirrar e jorrar pelo chão". E você faz isso fazendo os gestos e tal também, assim vc põe a galera dentro da batalha!

      Enfim, espero que ajude. Hoje saiu podcast novo (to escrevendo o post)!! E essa semana sai o PDF com encontros prontos.

      Excluir
  11. disponibilizem o endereço do feed plz
    vlw =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clique no lugar errado, só comentando de novo pra você ver que respondi abaixo hehe

      Excluir
  12. Esse é o feed - http://feeds.soundcloud.com/users/soundcloud:users:257525576/sounds.rss

    Mas serve para algo? Usamos o soundcloud, mas o feed solto assim não sei se serve. Vou botar no post original.

    ResponderExcluir