sexta-feira, 30 de setembro de 2016

O poder e a importância do RPG

Os dados rolam. Todos olham e torcem, todos esperam juntos pelo número que pode decidir uma batalha. E assim se sucede. Amigos reunidos. Amigos de verdade, participando de algo que os diverte e os une, algo que deixará em suas mentes deliciosas memórias, que os permitirá esquecer de problemas e de tensões, que os fará estar presentes; simplesmente existirem, eles e seus amigos, eles e seu grupo, num mundo de companheirismo e de imaginação.



Não há outro jogo igual. É uma experiência única, uma experiência diferente da que vivemos em nosso dia-a-dia. E não pela aventura - ou mesmo pela imaginação. Mas pela presença. Por estar ali, presente, focado, atento ao jogo e aos amigos. Não se mexe em celular, não se vaga sem pensar por sites e redes sociais. São horas em que se imagina, sim, mas em que finalmente as pessoas se entregam ao mundo real, a estarem com as outras, a criarem algo junto, a estarem, em conjunto, totalmente imersos em uma única tarefa: de superar desafios e de gerar diversão.

No mundo de hoje, tão frio, tão fragmentado, supercial e isolado, onde muitos só recebem um "bom dia" através da tela de um celular, aí vem o charme de um bom jogo de mesa, de tabuleiro - e até mesmo do online. O RPG não é um jogo para se fazer fugir da realidade, mas sim algo que finalmente nos faz voltar a ela, que nos faz sair do nevoeiro de super estímulos de nossa vida isolada e virtualizada, permitindo-nos criar conexões com outros, gerar mundos inteiros de diversão e entender, especialmente, a importância que existe no trabalho coletivo, na vida em grupo e, por fim, na imaginação.

* Gostou do conteúdo? Temos um grupo para a galera discutir D&D e se ajudar. Se quiser, entre lá! - https://www.facebook.com/groups/721894341313478/

**Curta nossa página no facebook - https://www.facebook.com/pensandoded/




powered by TinyLetter

6 comentários:

  1. Pra quem não possui grupo na cidade, qual sua recomendação? Procurar alguma plataforma online (qual)? skype?
    Tenho vontade de jogar mas por morar no interior está sendo bem difícil de marcar qualquer jogatina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, o Roll20.net é um site excelente pra se jogar, você monta os mapas, tem tokens pra representar os jogadores, sistema virtual que rola o dado na tela. Eu jogo pelo Roll20 com meu grupo, jogamos presencial, mas uma outra campanha online. Pretendo criar também uma campanha curta pra poder mestrar online pro pessoal que acompanha o grupo do site no facebook. Na página do facebook do blog coloquei umas fotos da gente jogando pelo Roll20.net

      Excluir
    2. Show, vou estudar esse programa

      Excluir
    3. Beleza, ele é bem bom. E tem uns tutoriais (embora em inglês) que explicam direitinho como usar.

      Excluir
  2. Disse tudo. Toda emoção e companheirismo do RPG. Nenhum jogo é igual. Alguns board games tentam, se aproximam. Mas nada é igual.
    RPG está num nível diferente. Joga-lo tem uma carga emocional diferenciada. Gera uma conexão especial entre os amigos.
    Todo mundo deveria experimentar uma partida. Os ganhos são muito altos. Vão muito além de XP e tesouro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, pois é, muito além. Entre membros de um mesmo grupo rola um companheirismo sem igual. Sem dúvidas.

      Excluir